A que ponto chegamos?

23.4.15

Será

Paro pra pensar e tento entender em que ponto chegamos? Como viemos parar neste estado tão lamentável em grande parte das pessoas só pensam em si? É interessante parar pra analisar que a história, uma matéria que é ignorada por uma parcela dos alunos por acharem que não é interessante e sim somente decoreba, nos ajuda a entender como chegamos aqui. Deve ser por isso também que ela tem tão pouco tempo nas grades curriculares das escolas. A história nós faz pensar, pelo menos quem presta o mínimo de atenção nela. E será que quem tá no poder quer nos ver pensando? Acho que não, isso não seria tão bom pra eles... 

"Nos jornais a única coisa que fala é notícia ruim." Quem nunca ouviu ou disse essa frase na vida? Se você nunca disse ou ouviu alguém dizer, um dia ouvirá. Já que estamos perdendo a esperança na humanidade, sim, nós mesmos, humanos não acreditamos mais em nós mesmos. Lamentável não? Mas, pera, eu lhe pergunto de novo, como viemos parar aqui? 

Quando dizem: "novela só serve pra entreter!", "isso só acontece em novela" Será mesmo? Ou será que a arte é a forma mais singela de mostrar ou escapar da realidade? Lembre-se a vida e a arte andam juntas. Arrisco até a dizer que uma não existe sem a outra. Muitas novelas, filmes, peças de teatro e músicas retratam assuntos cotidianos que passam despercebidos. Toda história é tem um fundo de verdade. 

Percebi que o jornal ser ruim, a novela ser só ficção, infelizmente tá inserido na nossa cultura, sim, do mesmo modo que o "jeitinho brasileiro" também tá. Uma vez ouvi uma piada que dizia assim: "O Brasil é um lugar tão bom, tão perfeito pra se morar que pra equilibrar colocaram os brasileiros." É bizarro? Sim! É verdade? Infelizmente sim! Mas, a culpa disso, não é minha, não é sua, nem dos seus pais, pelo menos eu acredito que não. Isso é uma coisa que tá entranhada na nossa sociedade. Estamos acostumados, na verdade, muito mal acostumados a não pensar e sempre culpar os outros por isso e também estamos acostumados a esperar. Esperar por novas tecnologias ao invés de buscá-las, de cria-las; a sermos controlados ao invés de buscarmos controlar. Crie suas próprias regras, pense, desenvolva pensamentos novos, idéias novas, se reinvente, procure adquirir cultura. E lembre-se sempre de dar valor a sua história. Quem tem educação e cultura tem tudo!


Você pode gostar também

2 comentários

  1. Nossa não poderia ter frase mais lavradora em tudo isso do que "quem tem história e cultura tem tudo". Amo compartilhar artes e artistas, e vivo todos os dias em busca de criar, pensar, reproduzir, inovar! Adorei. Por mais pensadores e formadores de opinião no nosso mundo!
    Beijao,www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o ato de pensar tá em falta na vida humana atualmente!

      Excluir