Pé na estrada: Salvador - Bahia

10.4.15


"Ô meu rei! Não se avexe não! Você tá na Bahia!" Gente, que saudade desse sotaque! No início do mês de Março, eu fui pra Bahia curtir férias - pós período de férias. Inclusive, peço desculpas por só estar fazendo esse post agora, já que faz um tempinho da viagem, mas é tudo culpa do ENEM. 















Eu fui no final de fevereiro/ inicio de março e peguei aquele finalzinho de carnaval, fiquei lá 5 dias e deu pra descobrir o que é verdade e o que é mito em relação ao estado. E é impressionante, como Bahia e dendê são quase sinônimos. Foi só pisar no aeroporto que eu já senti o cheiro do azeite de dendê do acarajé. No primeiro dia, uma quinta-feira, eu já cheguei saindo, ficar na pousada nem pensar. A primeira parada foi no Rio Vermelho, um bairro onde ocorre a tradicional festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro e também um bairro bem boêmio da cidade, lá tem vários bares e boates é bem agitado mesmo. 

Como eu fui com os meus pais e a minha mãe é simplesmente apaixonada por acarajé, fomos logo procurar o famoso acarajé da Dinha no Largo de Santana, que fica no Rio Vermelho. O lugar é bem fácil de achar, é beirando a Orla então não tem erro. (Se tem uma coisa que eu aprendi foi que em Salvador se você pegar a Orla você anda a cidade praticamente toda hahaha.) Pra quem gosta de comida bahiana, quando for a Salvador não deixe de ir lá. Tem o selinho de qualidade da dona Ana (minha mãe). 


Já na sexta, nosso dia começou cedo. Fomos almoçar com um dos amigos do meu pai e depois fomos a Igreja do Bonfim, quem me acompanha no instagram deve ter visto uma foto minha lá. A vista de lá é linda, da pra ver uma parte de Salvador e a Igreja em si te dá uma sensação de aconchego, pelo menos foi assim que me senti. Uma pena, eu não ter revelado as fotos da minha lomography pra vocês verem como é a vista de lá. A única coisa que eu achei chato é o assédio dos ambulantes pra te fazer comprar fitinhas e coisas do tipo, o que é constante. 

Nesse mesmo dia, fomos parar numa premiação de capoeira chamada "Berimbau de Ouro", afinal, vida de capoeirista é assim. Se você não vai até a capoeira, ela vem até você. Como a premiação era na prefeitura da cidade. Aproveitamos para conhecer também o Elevador Lacerda que fica bem em frente. E depois fomos jantar no Pelourinho, que é do lado haha. Amei essa proximidade das coisas ali no centro. Comemos no Bar Cravo e Canela lá no pelô, não lembro o nome da rua, mas a comida lá é boa e não é cara, fica a dica! 


Já o final de semana foi de praia no sábado e no domingo, amor resume. Mesmo porque, a água na Bahia é quente! No sábado fomos a praia de jaguaribe e no domingo fomos ao litoral norte em Imbassaí. Tá aí eu lugar que eu gostei muito, nossa! Pensa em um lugar tranquilo, com sol, sombra, água fresca, encontro do rio com o mar, população local... que lugar dos deuses! Só não moraria lá para sempre, porque é calmo demais pra mim. Mas, pra ficar umas férias lá tipo um mês eu fico de boa, com wifi é claro. Na volta desse paraíso ainda fomos novamente ao Rio Vermelho e ao depois ao farol da barra. O qual saímos de lá nada menos do que 1 hora da manhã, por isso que na foto abaixo eu estou sozinha sem uma viva alma por perto haha. 


Segunda, que foi praticamente nosso último dia lá, aproveitamos pra fechar em grande estilo e visitar o mercado modelo e o pelourinho durante o dia. Aproveitei para "babar" um pouquinho a mega obra de Jorge Amado na Fundação Casa de Jorge Amado e pra passar na Escola do Olodum porque eu não podia voltar da Bahia sem uma camisa do Olodum né? haha. Compramos algumas coisinhas e deixamos a terça-feira para apenas nos despedir dessa cidade  tão animada e que tem todo um ritmo próprio. E dos amigos que já tínhamos por lá e os que fizemos também. E como diria um amigo meu, o Dorival Caymmi "Você já foi a Bahia, nega? Não? Então Vá!" 



Você pode gostar também

2 comentários

  1. Acompanhei a viagem de vcs pelas fotos no facebook. Salvador deve ser incrível, é uma das cidades que eu mais tenho vontade de visitar. Adorei rever vcs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe tá a maior viciada em face, posta tudo! Estou com saudade de você! Salvador realmente é uma cidade incrível, vc vai adorar!

      Excluir