5 dicas básicas de fotografia

26.4.16



Oi pessoal! Há um tempo eu resolvi me dedicar um pouco mais a fotografia. Comprei uma câmera superzoom e lendo alguns blogs e futucando a câmera eu fui descobrindo como utilizá-la da melhor forma para o que eu queria. Porém, eu sei que isso não é uma tarefa fácil, exige tempo e paciência. Confesso que até hoje quando eu pego uma câmera diferente da minha, me atrapalho um pouco de início, mas eu ainda consigo o resultado que eu quero bem mais rápido se eu me preocupar com os detalhes dessa lista que eu preparei para vocês. 

1- Se posicione sempre a favor da luz 

Se você não domina o modo manual e não sabe ajustar iso, abertura e nem tem noção de tempo de exposição. A melhor forma de obter a clareza dos detalhes é o seu posicionamento com a câmera. Pois o objeto precisa estar em uma posição que bata muita luz, de preferência de forma homogênea. 

2- Estabilize ao máximo sua câmera

O tripé nem sempre é necessário, além de não ser prático quando você tem que se movimentar para fotografar, ele pesa. O que eu procuro fazer para manter a estabilidade da câmera e a foto sair o menos torta possível é colocar a mão aberta e reta na base da câmera. Não é como um tripé, mas me ajuda bastante. 

    foto retirada do site pixabay

3- Fotografe durante o dia 

Eu particularmente prefiro tirar fotos a luz do dia e em ambientes abertos.  Pois me ajuda a treinar o item 1,  evita que eu tenha que usar o flash da câmera, diminui muito a possibilidade de granulação e a edição depois é bem mais fácil. 

4- Comece treinando com objetos/pessoas que não estejam em movimento. 

É bem mais fácil você conseguir um bom resultado no início se for com objetos parados do que em movimentos. Pois muitas câmera, digo isso até em relação a minha, demora um pouco a disparar, tornando a foto embaçada. Nesse caso, eu costumo mudar a cena na câmera. Porém, eu sempre perco em outra coisa, geralmente é na luz e acabo tendo que ajustar no computador depois. 

5- Leia o Manual da sua câmera.

Por último, mas não menos importante. Leia o manual da sua câmera e descubra como é o funcionamento dela, quais funções ela possui e para o que serve cada função. Além do manual, procure blogs e artigos como esse que você está lendo e o mais importante: pratique!

Essas foram as minhas dicas, caso vocês queiram mais, eu recomendo esse post.

Não esqueçam de deixar nos comentários as dicas de fotografia de vocês, pois também quero conhecer os seus truques.  :) 

Você pode gostar também

4 comentários

  1. dicas simples que mudam tudo !
    beijos



    http://loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog bem bonito e montado...Adorei a dica sobre fotografia, sempre é bom saber mais e sempre temos alguma duvida hehe...Lindona Gostaria de deixar um convite para você, estamos lançando no Brasil uma plataforma Espanhola para divulgação dos nossos post/Blog, bem interessante para nós blogueiros..Dá uma olhada vc vai gostar..Bjuss

    www.feedhi.com

    ResponderExcluir