Pé na estrada: Porto Seguro - BA

23.4.16

Oi pessoal! Esse é um post que demorou, mas saiu! Quem me acompanha no insta (se você não me acompanha, no final do post tem todas as minhas redes sociais) viu que eu passei uma semana na Bahia agora no final de Março. E vocês sabem que sempre que eu viajo a passeio, eu faço um post no blog contando sobre como foi a viajem, e esse de Porto Seguro eu tava devendo.

Bem, eu sai daqui no dia 28 de março, o meu primeiro dia de viagem se resumiu em aeroporto. Daqui do Rio não tem voo direto pra Porto Seguro ( alô companhias aéreas, vamos melhorar isso aí.) e a gente foi pra BH. Onde eu tirei essa primeira foto aí em cima, no aeroporto de Confins. E de lá, seguimos para Porto Seguro, onde chegamos já no meio/fim de tarde. Nesse dia, saímos durante a noite para a Passarela do Álcool. Onde eu infelizmente esqueci de fotografar. #memóriahorrível. Mas, é um lugar que tem várias barraquinhas que vendem bebida, tem vários restaurantes e lojinhas de presentes, com bolsas artesanais e etc.

No Segundo dia já foi um pouco mais agitado...

Nós fomos a praia em  Trancoso e depois fomos ao Quadrado de Trancoso (no meu insta tem 2 fotos de lá) e que lugar lindo. Se me prometessem que eu teria uma internet maravilhosa, com certeza eu moraria lá. Tudo é muito fofo, várias casas coloridas (algumas são residenciais, mas a maioria é comercial). A arquitetura é toda antiga, então as casas são todas no padrão de vilarejo mesmo. E dizem que a noite, é mais lindo ainda. Eu não tive a oportunidade de ir durante a noite, mas na próxima com certeza eu irei e vou tirar várias fotos pra mostrar aqui. Eu prometo!

Voltando de Trancoso, passamos em Arraial d' Ajuda para conhecermos um pouco do centro da cidade e a principal igreja de lá. Foi bem rápido mesmo, pois já iriamos lá outro dia da viagem, durante a noite.

Obs: Trancoso fica mais ou menos uns 30 km de distância de Porto Seguro. Na verdade, é um distrito de Porto Seguro. É um pouquinho longe, mas vale a pena ir.

No terceiro dia, nós fomos a Praia do Espelho, que fica entre Trancoso e Caraíva, essa deve ser uns 50 km de Porto. Ela é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. E recebe esse nome porque quando o céu está totalmente limpo, as águas refletem as falésias que delimitam a faixa de areia. Por ser uma praia com falésias, ela não tem um acesso muito fácil. A estrada que leva até a praia é toda de terra, não tem nada asfaltado, nada mesmo. Quando você chega no Mirante da Praia do Espelho (foto acima), você tem que descer numa escada de terra também para chegar até a praia.

Não é um passeio, acessível a todos por conta do trajeto. Os preços nas barracas na praia, também não são muito baratos não e nada de levar cartão, porque eles não aceitam. Mas, com certeza é um local que vale a pena ir para conhecer.

Voltando da Praia do Espelho nós (eu, minha vó e o grupo da viagem) passamos para conhecer o artesanato Indígena da tribo Pataxó que os nativos de Porto Seguro. Onde eu tirei a foto com esse papagaio? Muito fofo, mas como dá pra perceber na foto, eu tenho bastante nervoso de aves e qualquer bicho pousado em mim. Por isso, essa cara linda!

No quarto dia de viagem, nos passamos o dia em uma barraca na praia (Axé moi) de Itaperapuan que era perto do nosso hotel. E eu adorei! Pena que o mar tava puxando um pouco e não consegui entrar muito na água. Mas, a barraca é uma animação só, tem show o dia inteiro! É companhia de dança. é aula de axé, mas o melhor mesmo é show da Drag Queen Aysha Pink. Socorro! Morri de rir, ela mexia com todo mundo, pegava os homens que tava com namorada, uma comédia!

Já durante a noite, voltamos a Arraial D' Ajuda que é bem perto de Porto Seguro (de barca uns 5 a 10 minutos) para conhecer a parte Noturna da cidade. Também achei muito gracinha. Diferente de trancoso, as construções já tem um contraste no próprio centro da cidade. Tem a parte mais simples, com um arquitetura mais antiga, lembrando vilarejos e que vende produtos artesanais mais baratos. E claro, a parte com uma arquitetura mais moderna, mais ainda assim com cara de cidade pequena, que vende outros tipos de produtos artesanais e não artesanais mais caros, é onde se encontram os restaurantes também.

No quinto e penúltimo dia, nós fomos a Santa Cruz Cabrália na praia de Coroa Vermelha, que já não é mais Porto Seguro, mas é bem perto.

A praia fica numa reserva indígena é super mara. É a praia onde chegaram os portugueses, e lá tem a primeira cruz que eles colocaram na época do descobrimento. Porém, você só consegue acessar essa cruz durante à tarde quando a maré está baixa. Pois durante a manhã ela fica, literalmente no meio do mar. É impressionante, como quando a maré vai abaixando vai ficando uma faixa de areia no meio da água. É muito lindo! Sem contar que a gente ficou em uma barraca que tem wi-fi. GENTE, wi-fi! Eu quase fiquei lá pra sempre! E ao contrário da praia do espelho, os preços lá não são tão caros.

Durante a noite, nós voltamos a Passarela do Álcool pra nos despedirmos do Capeta e da Xoxota (drinks de lá) e fizemos algumas compras que faltavam.

No sexto e último dia nós fomos a praia de Itaperapuan de novo pela manhã, porque era bem mais perto. Ficamos novamente na Axé Moi, dancei tudo que eu podia hahahaha. Saindo de lá foi só almoçar e se arrumar pra voltar pro Rio.

P.S: No meu insta, vcs vão reparar que tem uma foto minha na barraca Tô Atoa, mas a gente só deu uma passada lá pra conhecer mesmo. Não ficamos lá, pois quando chegamos o show já tava acabando e tava todo mundo cansado da praia.

Essa foi a minha viagem pra Porto. É um lugar que eu super recomendo, quem tá solteiro e quer viajar com os amigos é o lugar ideal. Praia, sol o tempo todo. Sério, não vi chuva nenhum dia hahahaha. Na praia de Itaperapuan tem luau a noite, mesmo na baixa temporada. Eu não fui em nenhum, pois a gente saia muito cedo para ir as praias mais longe, então eu tinha que escolher o que fazer. Mas, deve ser mara. Alguém aí já foi a Porto? Deixa nos comentários o que acharam de lá que eu quero saber.