Releitura: Ela disse, ele disse - Thalita Rebouças

25.8.16


É engraçado, como a gente pode ter várias leituras de um mesmo livro. Ela disse, ele disse é um livro da Thalita que comprei em 2010, assim que lançou. Há 6 anos atrás, esse livro se encaixava perfeitamente na minha realidade. Afinal, estava no ensino fundamental e o que os personagens passam no livro, algumas coisas aconteceram de forma parecida comigo. Hoje, tendo relido esse livro, percebi como é algo leve e que todos passam né? Porém, apesar de mais velha, o livro ainda me faz rir como há 6 anos atrás.

Nele é contada a história de dois adolescentes, que estão mudando de escola e cada hora a história  é narrada por um dos personagens. Rosa, está de volta ao Rio, sua cidade natal, pois os pais que moravam em Vitória- ES se separaram e a mãe decidiu voltar para o Rio. Já Leo, também tem os pais separados, porém, só mudou de escola pois os pais concordaram que a Dinâmica é melhor do que a escola antiga do garoto. 

Os dois se conhecem em seu primeiro dia de aula e "ficam amigos", mas de cara a gente percebe um interesse. Um acontecimento aqui, outro ali, eles caem no mesmo grupo de trabalho. Indireta daqui, implicância de lá, vai surgindo cada vez mais interesse de ambas as partes. Porém é claro, ninguém quer assumir. Até que rola de ir a um cinema e acaba indo apenas os dois, e daí eles começam uma história juntos. No meio disso tudo é claro, acontece de tudo, zuação dos amigos, briga, complô, suspensão na escola e etc.  

É um livro bem infanto-juvenil, retratando bem a vida de um estudante do ensino fundamental. Por isso, quando li pela primeira vez me identifiquei tanto e esse ficou sendo o livro mor pra mim hahaha. Agora relendo consigo enxergar bem o porque, afinal, mudei de escola muitas vezes e sempre passava pelo mesmo processo de adaptação da Rosa. Por isso, super recomendo esse livro para dar de presente pra alguma criança que precise de incentivo para ler, porque com certeza ela vai se identificar. Sem contar que é escrito de uma forma muito fácil e gostosa de ler, característico dos livros da Thalita Rebouças. 

Você pode gostar também

2 comentários

  1. Que lindeza de resenha e indicação! Adorei o fato de ser uma releitura, ratificando tantos pontos e comprovando o quanto reler - em todos os sentidos - é sempre descobrir e inovar. Fiquei encantada demais! Lembrei de tantas coisas da minha época de escola e nem acho difícil que role uma identificação perante fatores da faculdade. Tão bacana!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  2. Não é? Quando eu reli esse livro, estava meio desapegada da leitura. Fiquei tão feliz de ver que ele me trazia essa alegria de volta que tive de escrever essa resenha. Além do mais que mt gente de 18 anos não quer ler Thalita pq acha que os livros são "infantis" o que não tem nada a ver, o que me motivou mais ainda.

    ResponderExcluir